Afirmações de alunos disléxicos - jovens e adultos

Estas informações resultam de muitas entrevistas realizadas a disléxicos jovens e adultos e aos seus pais.
Aqui fica o testemunho geral.


Como ajudar estudantes disléxicos?

1.
Seja muito explícito. Não basta dizer - eu quero que siga as palavras literalmente.  Deve demonstrar e explicar como fazê-lo. O mesmo é válido para muitos outros aspetos do currículo. Em matemática, por exemplo, dizer o pensamento em voz  alta,  demonstrando o trabalho do cérebro através de um cálculo matemático.  Não presuma que as crianças entendem o que está pedindo para fazerem - mesmo que pense que deveriam ter aprendido essa matéria mais cedo.

2.
Usar canetas de diferentes cores para manter as ideias em linha reta e usar diagramas
em vez de notas escritas.
Quando o professor ensina a partir do livro de texto ...
usar um marca-texto para destacar as ideias e marcar com uma bandeira.
Essas são as coisas que o professor irá normalmente testar.

3.
Para o trabalho na sala de aula – ter um parceiro e efetuar muito trabalho
através de perguntas. Para estudar em casa é muito mais fácil encontrar o
tópico no Youtube, e vê-lo ... afinal de contas não pode rebobinar o que seu
professor diz.

4.
Um bom exercício de memória, que ajuda a memória de curto prazo, muito pouco
ativa nos disléxicos:
Uma bandeja cheia de palavras.
Dá-se 1 min para olharem para elas e depois tapam-se.
Os alunos têm que lembrar cada palavra.

5.
Para Martin Bloomfield, a música em segundo plano ajudava-o a acalmar e encontrar as
palavras,e frases necessárias ao trabalho escrito.

6.
Não usar  muitas palavras: frases simples são muito melhores.
Os disléxicos ouvem a primeira e última palavra e o meio é muitas vezes perdido.
Pedir tarefas simples.

7.
Para o meu filho que está a realizar o seu trabalho é necessário tempo.
Sempre que completa um ponto verifica-lo para que possa avaliar o seu progresso.

8.
Usar cartões de memória e cartões com perguntas.

9.
Usar muitas ajudas visuais, muitas, muitas, muitas.....

10.
Usar imagens e mapas mentais relacionados com assunto
para, em seguida, a pessoa disléxica memorizar a matéria.

11.
Usar telas de sobreposição azuis.
Realmente ajudam.

12.
O uso de diferentes cores
ajudam os disléxicos a recorder melhor.

13.
É mais fácil de ler em papel amarelo ou amarelado ou tipo reciclado.

14.
É importante fazer muitos jogos de memória.

15.
Usar uma caneta roller ball facilita a escrita.
Se estiver a tirar notas, aprenda a escrever apenas palavras-chave
para não ficar confuso por estar a escrever muitas palavras e a ouvir ao mesmo tempo.

16.
Para os disléxicos facilita usar papel amarelo e
sobreposições coloridas para livros que estão em papel branco.


17.
Eu uso muitos programas diferentes no meu computador ....
Não tenho pessoas a tirar apontamentos por mim na faculdade ...
Eu falei com o meu professor para me dar apontamentos, resumos e gravar as aulas ....
Com os testes e documentos eu uso um programa para escrita
e outro para leitura ( “Dragon Naturally Speaking “ para digitação e a leitura Kerswell) ...
E eu estou no meu último semestre do meu diploma de licenciado.

18.
Tenho notado que sentado na primeira fila ajuda a diminuir a distração.

19.
Usar marcadores:
um para palavras-chave,
um para citações,
um  para palavras a estudar,
e outro para as palavras que precisam de prática.

20.
Tornar tudo visual. Gráficos, mapas mentais, canetas coloridas, imagens.

21.
Se os estudantes
parecem “stressados” ou nervosos dar-lhes um intervalo.

22.
Se a matéria da aula for muito intensa e stressante para o disléxico, dar algum
tempo ao aluno para relaxar.

23.
Não pedir para que leia em voz alta para a turma.

24.
Fazer muito trabalho de grupo.

25.
Dar anotações quando o disléxico vai ao quadro.

26.
Ler e escrever são tarefas normais na escola
mas os disléxicos aprendem melhor vendo e ouvindo.

27.
Fazer debates nas aulas.

28.
Ao usar o quadro não usar giz branco no quadro negro
ou caneta preta no quadro branco.
Usar  azul ou vermelho.

29.
Mostrar vídeos para
explicar assuntos ou recomendá-los.

30.
Tente usar livros com
muitas imagens e menos texto.

31.
Quando explica um assunto com um texto,
use marcas de introdução e pequenos parágrafos.

32.
Se um estudante está a ter problemas em entender um tópico ou um assunto,
pedir para produzir um diagrama de aranha do tópico.
Este ajuda a organizar o pensamento em torno do problema ou do tema em que
está a ter dificuldades.

33.
Não dar textos com
muito conteúdo e parágrafos enormes.

34.
Promover debates e
deixar os alunos trabalhar a pares ou em pequeno grupo.

35.
Deixe os alunos
criar os seus próprios tópicos de investigação.

36.
Quando começa uma aula, dê aos alunos uma lista de ideias importantes
sobre o assunto (notas gerais para revisão).


37.
Relembre aos disléxicos que é bom colocar questões.

38.
É importante que os disléxicos aprendam a trabalhar por conta própria,
isso dá-lhes auto-aceitação e aprendem com a sua própria experiência.
Por exemplo: dar-lhes projetos especiais para pesquisar um assunto em casa.

39.
Pedir aos alunos que vejam um video no you tube
ou leiam um artigo em casa e que façam anotações
gerais do que viram ou resumos.

40.
Avaliem os disléxicos também oralmente,
ou pelo trabalho que realizaram
e não só pelo trabalho escrito.

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